Juruena recebe 300 toneladas de calcário para fortalecer a agricultura familiar
Juruena recebe 300 toneladas de calcário para fortalecer a agricultura familiar
A Secretaria de Agricultura de Juruena iniciou nesta semana o recebimento de 300 toneladas de calcário, que serão distribuídas a produtores da cadeia do leite, corte, hortifruti, milho, entre outras atividades agrícolas do município. O insumo é fundamental para a correção do solo, e, aliado à adubação, deve resultar em maior produtividade e rentabilidade no campo.
A distribuição do calcário segue um protocolo técnico, que exige a análise de solo e sua recomendação específica, garantindo o uso adequado e o retorno econômico, ambiental e social. O trabalho contou com parceria da Secretaria de Agricultura e da EMPAER, responsável pela parte técnica dos pedidos, elaborados conforme a recomendação agronômica de cada produtor. O processo foi protocolado junto à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF).
As 300 toneladas iniciais irão atender 35 produtores rurais e foram viabilizadas por meio de uma emenda parlamentar do deputado Max Russi, com apoio do vereador Carlos Alexandre Anschau Lopes (Cabelo). Além disso, já foi protocolado um pedido adicional de 600 toneladas, que está em análise na SEAF e poderá contemplar mais de 60 produtores do município.
De acordo com o extensionista rural da EMPAER, Felipe Citadella, a ação trará impactos significativos:
“O calcário aliado à orientação técnica terá grande impacto na vida dos agricultores familiares, dando acesso ao insumo para pequenos produtores que dificilmente conseguiriam adquiri-lo em pequenas quantidades. Isso também aumentará a segurança alimentar das famílias, já que a produção em solos corrigidos será maior.”
O secretário de Agricultura de Juruena, Leonir Sell, também destacou a importância da iniciativa:
“O calcário é fundamental para a correção do solo, melhorando as pastagens e a produção de milho, tanto para silagem quanto para grãos, garantindo a alimentação do rebanho leiteiro e proporcionando maior produção.”
A gestão municipal agradeceu ao Governo do Estado, à secretária de Agricultura Familiar Teté Bezerra e ao deputado Max Russi pelo comprometimento com a agricultura familiar em Juruena.
Marcos Ferreira da Silva